RESPEITE O AUTOR

Todos Direitos Reservados
Mógbà Rudi Omo Sàngó ***Copyright***
Amparado pela lei L9.610 de direitos autorais. Proibido a cópia total ou parcial dos textos por qualquer meio, seja para uso privado ou público, com ou sem fins lucrativos sem autorização prévia do autor.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

OSÁNYÌN ERIMODO OBAJI

OSÁNYÌN ERIMODO OBAJI
(Ossanha o Rei das árvores)


Por: Mógbà Rudi Omo Sàngó

Elésè kan jù elésè méjì lo.
Ewé gbogbo kíki oògùn

Àròni já si kòtò di oògùn máyà


“Aquele de uma perna que os homens de duas temem
Aquele que faz medicina com todas as ervas e as torna em remédio.
Àròni, aquele que defende-se com  amuletos usados no peito”.

Osányìn, emite um som na mata peculiar, atribuído ao pássaro chamado de Opere que é representação mítica em sua ferramenta forjada em ferro. Não existe Osányìn sem Opere, os mitos relatam que Osányìn voa a noite montado em seu pássaro. Dentro de nossa religião, Osányìn e uma das mais importantes divindades, a redor deste Òrìsà giram todas as atividades da iniciação e de consagração a um Òrìsà, seria como dizer “Ko si Ewé Ko si Òrìsà” - “sem folhas, sem orixá”, que não há ritos sem os “atributos herbários” de Osányìn. Este quem purifica cada fragmento tangível, cada tributo, cada objeto a ser utilizado 
Osányìn,  também conhecido como Osányìn  Erimodo obaji (rei das árvores), o bruxo que realiza a medicina com qualquer Ewé (folha) foi quem ensinou Òrúnmìlà a fazer “Akose” medicina. Osányìn  foi escravo de Òrúnmìlà e lhe mostrou sua capacidade de fazer dinheiro com uma Ewé (erva) chamada “Aje” e também fazer da mata uma riqueza. Com essa erva “Aje”, realizou diferentes medicinas feitas com  “sabões” e “pós” para ser mescladas junto aos versos de Ifá, e utilizadas junto ao “Opon Ifá”  (tabuleiro de Ifá) que trazia a riqueza nas vidas das pessoas.
Esta divindade permite que as pessoas possa ter o poder de manipular espíritos e curar enfermedades, ou até mesmo fazer enferma seus inimigos, podendo até mesmo matar, uma vez que Ikú também é um Ajogun. Ele quem pode acabar com a bruxaria realizada contra uma pessoa. Um exemplo de seu poder foi narrado numa história em Cuba, quando sacerdotes de Ifá realizaram diferentes bruxarias conhecidas como “Abilu” com esta divindade e que veio a conhecimento público. Uma pessoa que se encontra sob efeitos do mal provocado por Osányìn tem sintomas graves, tais como: loucura, enfermidades, depressões emocionais e destruição do Orí. Esta divindade tem o poder de manipular as energias negativas do lado esquerdo do cosmo (200+1 Ajogun), responsáveis por doenças, abandono, miséria, ódio, etc.

Medicina Abilu  para matar ou destruir uma pessoa

Este tipo de medicina é  usada na Nigéria para matar ou deixar enfermo um inimigo, com um tipo de maldição que persegue o mesmo por toda sua vida. Seus conhecimentos são grandes segredos que passam de geração em geração e que tem grandes resultados, quando usados com justiça e bom senso.

(Abilu abukú Ajogun)
“Medicina para atrair o mal com espíritos malévolos para destruição de
Algum inimigo”.

Akose
São medicinas tradicionais de Ifá. Os Yorùba da Nigéria  creem  que existe uma espiritualidade em todas as plantas e um poder positivo e negativo que podem ter modificações espirituais quando convertidas em remédios, não somente na cultura Yorùbá, como em diferentes culturas do mundo.

Osányìn tem um vínculo com Ògún e Ode (caçador) nas vilas e território Yorúbà. Ode foi seu fiel estudante, pois estava sempre presente na mata.

Soso ori ado,
ado omo elewu Ògún
A difa fun Osányìn,
won ni ko rubo ko le niyi,
Osányìn, o ru, agbebo
adie merin, epo pupa,
obi, asaro (isu), atare, bi omo
araye se pon
Osányìn le niyi,
igbana ni Osányìn di
alagba kari aye.

Tradução:
Soso ori ado,
O menino de Elewu Ògún,
Prediz a Osányìn e diz a ele
Que fizesse sacrifício para ter fama.
E para ser popular em todo mundo
Ele ofereceu inhame (asaro),
Noz de kola, azeite de dende (epo),
4 galinhas e pimentas.
Osányìn depois que fez o sacrifício
As pessoas começaram a procurar ele   
e ficou conhecido em todo mundo.

Em território Yorùbá Osányìn é conhecido como Èlésìjé que significa “Rei de Èsìjé um povo ao norte do território Yorùbá, em Kwara, um Estado da Nigéria, onde Osányìnse tornou rei. Osányìn chega as Terras Yorùbá por motivos de guerra, foi levado à Nigéria pelos Takuas e os Magines, nesse tempo Erinle, o primeiro Òrìsà a ser venerado por suas qualidade de curar e salvar enfermos, visto que chega Osányìn demonstrando o domínio absoluto das ervas e plantas. Desde então Erinle tem sido visto como “o médico” e Òsányìn o “curandeiro botânico”. A medicina natural que utilizam-se de folhas, denomina-se Òògùn.
Òrìsà que rege o amplo reino vegetal, conhecido por diversos epítetos, como por exemplo: Àgbénigi – Aquele que vive na árvore, Elésè Kan - O que tem só uma perna.
nos ritos de cerimônias de Òsà e Ifá. Na África, os curandeiros, chamados Olóòsanyìn, não entram em transe de possessão. Eles adquirem a ciência do uso das plantas após uma longa aprendizagem. No Batuque ele manifesta-se em seus adeptos, onde os mesmos dançam em apenas uma perna, possuídos pela divindade, fazendo movimentos de um lado para outro como se fossem o balanço das árvores, as vezes apontam os dedos indicadores das duas mãos em direção ao céu, fazendo alusão a seu pássaro Opere.

Existem diversos caminhos de Òsányìn no Batuque, onde podemos destacar dois conhecidos:
Òsányìn sá ru’ wé (Saruê)= Ossanha corre e leva as ervas
Òsányìn se re bu wá (Serebuá)= Ossanha faz o bem e investiga bem a fundo. 


2 comentários:

  1. Babá,parabéns pela postagem relativa ao Orixá. É através de textos repletos de sabedoria como este que fica mais uma vez provado que muito da cultura dos Orixás se encontra devidamente preservada no Batuque do Sul.
    Muito axé.

    ResponderExcluir
  2. muito interessante e da um certo temor sem duvidas parabens

    ResponderExcluir