RESPEITE O AUTOR

Todos Direitos Reservados
Mógbà Rudi Omo Sàngó ***Copyright***
Amparado pela lei L9.610 de direitos autorais. Proibido a cópia total ou parcial dos textos por qualquer meio, seja para uso privado ou público, com ou sem fins lucrativos sem autorização prévia do autor.

terça-feira, 17 de maio de 2011

ÌWÁ PÈLÉ - (O BOM CARÁTER)



Por: Mógbà Rudi Omo Sàngó

Este conceito é relatado no Odù Ejiogbe. Ìwà pèlé era uma das esposas de Òrúnmìlà. Muito organizada e correta, sempre estava arrumando tudo na casa de Òrúnmìlà, destacando-se entre suas demais esposas, causando inveja entre elas. As esposas reclamaram a Òrúnmìlà para que ele separasse de Ìwà pèlé, alegando que ela era muito exigente e que haviam chegado a um acordo de não obedecer suas regras. Òrúnmìlà diante de tal situação, decidiu aceitar o apelo das esposas, estas em maioria e desposou Ìwà pèlé. Como conseqüência da partida desta, começou a gerar desordem no lar Òrúnmìlà se consulta e se revela Odù Ejiogbe. Indicaram-lhe que a situação que estava vivendo era resultado da falta de sua esposa organizada e correta.
Ìwà pèlé havia ido ao céu, onde Òrúnmìlà foi lhe buscar. Quando chegou ao palácio de Olódùmarè, conversou com Ìwà pèlé e pediu que retornasse, mas ela recusou seu pedido, afirmando que não desejava mais viver com ele. Òrúnmìlà a informou da desordem que havia em sua casa e era devido sua ausência. Mesmo assim Ìwà pèlé decidiu que não retornaria, mas que ajudaria quando ele necessitasse.
Ìwà pèlé é o “bom caráter”, e dentro da filosofia de Ifá, um bom caráter é um estado em que a pessoa se encontra consciente da realidade, o que lhe permite um raciocínio sensato e coerente, para que possa tomar decisões certas para sua vida. Os 256 Odù de Ifá determinam 256 formas de vida, com características próprias e variáveis. Os tabus que uma pessoa do Odù Ogbe Ogunda não são os mesmos de alguém cujo Odù seja Ogbe Owonrin. Por tanto, algumas pessoas se vem na necessidade de fazer sacrifícios maiores ou com maior freqüência para manter o Ìwà pèlé, porque como havíamos estabelecido anteriormente, no Ese de Ifá, é uma condição que vai e vem.
A forma de manter o Ìwà pèlé é seguindo as orientações da vida que a pessoa tem estabelecidos no seu Odù. Vivendo sobre parâmetros, regras e paradigmas que determina a sociedade, mantém seu caráter.
O Odù Oyekun Meji certifica que o intelecto é o maior dom que Olódùmarè deu ao ser humano, por tanto aquele que não faz uso desta dádiva está ignorando as benções de Olódùmarè e, sem dúvidas, não manterá o Ìwà pèlé. A paciência é um fator fundamental dentro da manutenção do Ìwà pèlé, já que este elemento é o que dá origem da sabedoria, e quem seja sábio possui Ìwà pèlé.
Entre outras características que compõe o Ìwà pèlé temos a fidelidade, hospitalidade, bondade, compartilhar, respeito, tolerância, generosidade, justiça, honestidade, desprendimento material e perdão.
Todas estas características devem considerar-se no aspecto interno e externo, ou seja, a pessoa deve ter tanto consigo mesmo como para com os demais. Da mesma forma, este conjunto de propriedades resume-se no conceito do que é Ìwà pèlé. É importante destacar o desconhecimento no Brasil sobre o conceito de Ìwà pèlé e sobre a divindade Igba Ìwà.
Este Òrìsà forma parte do Panteão Yorùbá desde tempos primordiais, e do mesmo modo que Orí (cabeça) pode ser recebida  como qualquer divindade.

O Odù Irete Odi diz:

Ìwà pèlé l’okún aiye
Fi’ro péti l’owó éni
O da fun Òrúnmìlà
Ti o nlo fi
Ìwà pèlé
Gba ókún aiye l’owó okán le ní ‘merinwó imalé

O bom caráter é aquele que permite a vida longa
permanecer irrompível da mão de um,
assim declara o oráculo de Òrúnmìlà,
quem através do bom caráter
irá ganhar a longa vida das quatrocentas divindades.

Será que nossos sacerdotes estão preparados para entender estes conceitos? Uma vez que cultua Òrìsà e a cultura Yorùbá, como religião e filosofia de vida, como pode alguns mentir na frente dos búzios, alegando que o consulente possui alguma doença, para com isso poder fazer Ebo e cobrar o serviço realizado, ou quando esse sacerdote vive fadado na mentira, na inveja, entre outros aspectos que vão de contra o bom caráter.  Será que todos vivem dentro dos bons princípios? Uma vez que muitos sacerdotes cobram uma fortuna para iniciar outros adeptos ao culto? Será que estamos preparados para viver dentro dos princípios de Ìwà pèlé?

Lembramos todos que:
Tudo que fizermos no Àiyé (terra)
Prestaremos contas de joelhos no Orun (céu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário