RESPEITE O AUTOR

Todos Direitos Reservados
Mógbà Rudi Omo Sàngó ***Copyright***
Amparado pela lei L9.610 de direitos autorais. Proibido a cópia total ou parcial dos textos por qualquer meio, seja para uso privado ou público, com ou sem fins lucrativos sem autorização prévia do autor.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

A ARTE DE ESCREVER


Por: Adilson Torquato

Escrever é produzir e emitir idéias por meio de um assunto concreto (mensagem) usando canais de comunicação que facilitam o entendimento do receptor.
Escrever é usar o idioma (a nossa gramática e a nossa literatura) aplicando as formas e técnicas de redação adequadas ao texto proposto pelo examinador da prova.
Cada redação tem uma forma de comunicação usando a referência temática e fazendo estilos diferentes e pessoais que só percebemos na Literatura de grandes obras e escritores.
Os problemas na redação, os erros ortográficos, a dificuldade de manter uma estrutura linear ao tema solicitado, a falta de leitura cotidiana, erros de acentuação e pontuação, a fuga da linha de pensamento na introdução e perda da seqüência lógica leva a uma redação não muito clara, concisa e harmônica.
A prática da redação leva a perda da ansiedade e do chamado "branco" que ocorre na hora de redigir sendo assunto que preocupa grandes escritores como Othon Garcia em sua Obra “Comunicação em Prosa Moderna” (ótima dica e recomendação para leitura). Outros buscam uma parte prática acerca da estrutura redacional como podemos louvar o trabalho dos autores Magna Becker Soares e Edson Nascimento Campos em sua Obra Técnica de Redação:
"... Fazer uma REDAÇÃO significa construir atos de comunicação."
Este manual prático de habilidades em Dissertação dividido em cinco unidades fortalece nossas dicas sobre a Redação como "... o processo de escrever como articulação de um conjunto de parágrafos." E a prática de escrever como "...uma atividade de pensamento que se realiza pela articulação de vocábulos, orações e parágrafos..." (Articulações lingüísticas como técnica de pensamento). Não se deve perder a curiosidade à Leitura de Técnicas de Redação e estes livros são elucidativos para quem quer realmente aprender a redigir mas deve sempre que possível um acompanhamento de um Professor de Língua Portuguesa e Redação e principalmente ler muito e se atualizar com o Mundo. Lembre-se que tudo aqui são dicas e não curso de redação. Mas com as Dicas de Português, Literatura e Redação, tudo fica mais fácil e bem mais claro. É o nosso presente para os vestibulandos e a nossa colaboração.


Uma vez um amigo me disse: “Porque não publica isso Rudinei?” Eu respondi que não queria e não tinha interesse em escrever nada, pois guardava materiais que vinha pesquisando à uns 15 anos para meu próprio conhecimento.  Essa mesma pessoa me encorajou em poucas palavras dizendo que os materiais não serviriam de nada se não fosse exposto. Refleti sobre isso e cheguei a conclusão que eu estava sendo egoísta por guardar algumas coisas que poderão ser importantes para outras pessoas. Mais tarde descobri que esse amigo chamado “Luiz Marins” e que por sua humildade, não transparecia o grande escritor e pesquisador que é e tem muito a nos mostrar ainda no campo “Yorùbá”, mais tarde Erick Wolff, outro grande amigo do coração, me cedeu espaço na “nossa revista” – Olorun Magazine, digo nossa, porque apostei e assinei embaixo nesse grande projeto que não visa auto-promoção de grandes sacerdotes com fotos de eventos, destinando-se a levar a informação gratuitamente aos interessados. Sei que tenho muito ainda que aprender no que se diz "escrever", mas repartirei do pouco que sei com os irmãos de fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário